sexta-feira, 8 de março de 2013

Ministro Padilha participa da cerimônia de lançamento da ação Hora Certa para a Mulher, em São Paulo.



Primeira ação do programa foca na Saúde da Mulher e tem como meta reduzir a fila de espera para mamografia e ultrassom transvaginal e de mamas
O prefeito Fernando Haddad anunciou nesta quinta-feira (07) a primeira ação concentrada da rede Hora Certa, que irá realizar 90 mil exames de mamografia, ultrassom transvaginal e de mamas, ao longo de três meses. A fila de espera por estes serviços está entre as maiores no município. A medida foi apresentada durante a cerimônia de lançamento das parcerias do programa “Mulheres em todos os espaços”, realizada nesta manhã na sede da Prefeitura, região central. 
“Nós vamos fazer a fila andar, além ampliar os serviços. Vamos gerenciar melhor os recursos disponíveis para atender mais e melhor a população”, afirmou Haddad. “Nós temos 800 mil pessoas nas filas para exame e cirurgia. Vamos começar atendendo 90 mil mulheres, com  foco nos três exames mais demandados na cidade, muito importantes para a prevenção de doenças”, explicou o prefeito. O objetivo á lançar quinzenalmente ações concentradas nas especialidades com maior demanda.  
Com esta ação concentrada, a Prefeitura irá reduzir em 10% a quantidade de pessoas que aguardam por atendimento em saúde na rede municipal. Os exames serão realizados na rede já existente, em unidades de saúde municipais ou de parceiros. Os investimentos no programa Hora Certa serão realizados em parceria com o Ministério da Saúde. “São Paulo recebe do Ministério da Saúde metade do investido per capita no Rio de Janeiro e um quarto dos investimentos em Belo Horizonte. Então temos espaço para ampliar parcerias com o governo federal”, disse Haddad. 
Nesta manhã, Alexandre Padilha, Ministro da Saúde, anunciou repasse de recursos destinados aos atendimentos de média e alta complexidade. “O ministério dará um aporte de R$ 120 milhões por ano para ajudar o município a contratar exames e cirurgias. Queremos usar toda a rede que existe em São Paulo, fazer mutirões de cirurgias, colocar os serviços  para trabalhar no terceiro turno, nos sábados e domingos, para reduzir o tempo de espera e as filas”, afirmou.  
Durante o evento, Haddad fez também um apelo para que a população auxilie a administração municipal na gestão dos serviços de saúde. “Os usuários podem ajudar e muito a fazer esta fila andar mais rápido. É essencial que o cidadão conscientize-se da importância de deixar na unidade de saúde um contato atualizado. Caso não possa comparecer a um exame ou consulta marcados, é importante avisar o atendente para que outra pessoa possa ser atendida no lugar”, disse. Em novo procedimento, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde passou a telefonar para os pacientes para confirmar presença nos procedimentos. 
Além das ações concentradas, a Rede Hora Certa instalará novas unidades, que integrarão clínica de especialidades, centro cirúrgico e de exames por imagem. “Começamos a analisar a ampliação dos laboratórios de especialidades para realizar mais serviços e vamos também instalar novos equipamentos, onde houver mais carência por atendimento”, disse o secretário municipal José de Fillipi Júnior (Saúde). 
Para atrair médicos para as unidades de saúde localizadas em bairros da periferia, o ministro Padilha anunciou ainda o início de um programa de bolsas para os profissionais de saúde. “É uma oportunidade de ter uma bolsa de R$ 8 mil, supervisão de uma universidade e curso de especialização. Caso o médico fique em um bairro mais pobre por um ano, prestando um serviço bem avaliado, ele ganhará 10% a mais de pontos em provas de residência”, explicou.

via: Prefeitura Municipal de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário