sábado, 9 de fevereiro de 2013

CARNAVAL 2013 Padilha inicia mobilização contra aids no Carnaval de São Paulo



Além da capital paulista, o ministro participa de ações para divulgar a campanha de prevenção às DST/aids nas cidades de Recife, Olinda, Salvador e Rio de Janeiro

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inicia pela cidade de São Paulo as ações para divulgar a campanha de prevenção às DST/aids do Carnaval deste ano.  Com o tema “A vida é melhor sem aids. Proteja-se. Use sempre a camisinha”,  a campanha pretende chamar a atenção para a diferença que faz o uso do preservativo na hora da relação sexual. Além de participar da abertura oficial do Carnaval de São Paulo, o ministro também estará presente em ações que serão realizadas em Recife, Olinda, Salvador e Rio de Janeiro.

Para a campanha do carnaval deste ano, o Ministério da Saúde distribuiu aos estados e municípios cerca de 73 milhões de camisinhas. Ao todo, até o final do ano, serão entregues no país outros 700 milhões de preservativos. Somente para o estado de São Paulo, para o Carnaval, serão 11,9 milhões, sendo 2,9 milhões de preservativos para a capital.


FIQUE SABENDO - Durante o Carnaval, haverá também a ação “Fique Sabendo” em várias cidades do país. A ação visa aumentar o acesso da população àprevenção e ao diagnóstico oportuno, garantindo o direito à saúde, com sigilo e confiabilidade. Estima-se que no país, cerca de 530 mil indivíduos vivam com o HIV e aids, sendo que 135 mil nunca realizaram o teste.
No Fique Sabendo, os foliões podem realizar o teste para HIV, sífilis e hepatite B e C. Eles também recebem insumos de prevenção, como camisinhas, gel lubrificante e material informativo sobre essas doenças. Quem tiver o diagnóstico positivo, será encaminhado para os serviços de referência. O Fique Sabendo funciona o ano inteiro em ambulatórios; Unidades Básicas de Saúde; Centro de Testagem e Aconselhamento. Nas unidades móveis, o serviço é oferecido em locais como praças, feiras e eventos específicos, como o carnaval. 

PÚBLICO ALVO - A campanha deste ano, que tem como público-alvo a população sexualmente ativa (15 a 49 anos), dá ênfase a um novo conceito, com mensagens sobre a gravidade da doença. O filme mostra que a aids não é como gripe e queimadura de sol, que podem ser curadas com tratamento médico. O vídeo alerta que os cuidados com a saúde, no caso do HIV, exigem acompanhamento pelo resto da vida. A campanha conta ainda com anúncios em outdoor, busdoor, taxidoor, esteiras de aeroportos, abrigos de ônibus e blimps, com o tema principal e a frase de apoio: “Proteja-se. Use sempre a camisinha”. Dois jingles de rádio também estão sendo veiculados, um em ritmo de frevo e outro de samba.

Pesquisas do Ministério da Saúde mostram uma redução no uso da camisinha em todas as faixas etárias, de 58% para 49% nas relações com parceiros casuais. “Mudar de tom é uma estratégia do governo para reverter a queda no uso da camisinha, principalmente no carnaval, período em que acontecem muitas relações casuais”, alertou Padilha. No Brasil, foram identificados 38,7 mil novos casos em 2011, com taxa de incidência de 20,2 por 100 mil habitantes. No mesmo ano, também ocorreram 12.044 mortes no país. No estado de São Paulo, o número de casos registrados foi 8.564, com taxa de incidência de 20,6. O número de óbitos no estado fechou em 2.898, em 2011.

Por Silmara Cossolino e Valéria do Amaral, da Agência Saúde, Ascom/MS
SERVIÇO – Abertura oficial do Carnaval 2013 – SP

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