sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Diminui número de pacientes internados em hospitais do RS



Cadastro para profissionais de saúde e motoristas de ambulância voluntários, interessados em atuar na FN-SUS foi reaberto


O Ministério da Saúde informou que, segundo dados da Força Nacional do SUS (FN-SUS), existem atualmente 124 pacientes internados em Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas e Ijuí. O número apresentou uma queda em relação ao divulgado na tarde desta quinta-feira (31) que era 127. Atualmente, 64 vítimas do incêndio ocorrido na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), no último domingo (27), estão internados com ventilação mecânica.


O Ministério reabriu o cadastro para profissionais de saúde e motoristas de ambulância voluntários, interessados em atuar na Força. Criada em novembro de 2011, para agir no atendimento a vítimas de desastres naturais, calamidades públicas em saúde ou situações de risco epidemiológico, a FN-SUS tem atuado de maneira decisiva no apoio aos familiares e vítimas do incêndio.


Durante coletiva realizada nesta quinta-feira (31), em Brasília, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a segunda etapa de ação da FN-SUS, no Rio Grande do Sul. O plano abrange ações que estão sendo implantadas de imediato, com duração até 18 de fevereiro, além da criação de um novo gabinete de crise da Força Nacional do SUS em Porto Alegre. Este gabinete irá trabalhar em parceria com o outro já instalado em Santa Maria.


Os interessados poderão se inscrever no site do Ministério da Saúde. Não é necessário que aqueles que já se inscreveram na Força se inscrevam novamente. Atualmente, a FN-SUS conta com 9 mil profissionais cadastrados, sendo 329 já capacitados.


ATENDIMENTO - O ministro disse ontem (31), durante a coletiva que, até 18 de fevereiro, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Santa Maria permanecerá funcionando 24h/dia. Além dos núcleos de acolhimento aos familiares em todos os hospitais onde há pacientes internados. E após esta data será feita uma nova avaliação para definir a continuidade dos serviços.


Na segunda fase de atendimento às vítimas, o Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde farão contato periódico com os familiares das vítimas, em Santa Maria, Porto Alegre e outros municípios. Ao todo, 120 profissionais de saúde mental estão trabalhando nesse atendimento. Nesta quinta-feira (31), foram realizados 92 atendimentos psicossociais.

PARCERIA – Está prevista para amanhã (2) a chegada de uma equipe da Universidade de Toronto (Canadá) para avaliar pacientes e iniciar a aplicação da técnica de ventilação extracorpórea nos pacientes internados, que ajuda a promover uma recuperação pulmonar mais rápida. A Universidade de Toronto é o maior centro de referência na técnica na América.


APOIO - Em Santa Maria, a Força Nacional do SUS atua com uma equipe multidisciplinar integrada ao Estado e Município e em parceria com os Ministérios da Defesa e Integração Nacional, para integrar ações de apoio à gestão, à assistência nas unidades de saúde, suporte psicossocial às vítimas, familiares, profissionais e comunidade em geral. A Força também tem auxiliado na viabilização de recursos, logística e na montagem do gabinete de crise, onde estão concentradas as ações em parceria os governos.


Durante essa segunda etapa, o Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde farão contato periódico com os familiares das vítimas, em Santa Maria, Porto Alegre e outros municípios. Ao todo, 120 profissionais de saúde mental estão trabalhando nesse atendimento.


E após esta data será feita uma nova avaliação para definir a continuidade dos serviços. A equipe responsável pelos atendimentos mentais realizou, até o momento 92 atendimentos.

FORÇA – A Força Nacional do SUS continua atuando com voluntários entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e psiquiatras. Em Santa Maria estão profissionais de São Paulo, Campinas, Sergipe, Fortaleza, Pernambuco, Minas, Porto Alegre, Curitiba, DF e do próprio Ministério da Saúde.


O Ministério da Saúde enviou ao Estado 22 respiradores, sete ambulâncias de UTI do SAMU, 30 ventiladores e 30 oxímetros de pulso, 200 amplos de imunoglobulina antitetânica e 15 monitores;


Também foram disponibilizados 120 profissionais entre psicólogos e psiquiatras foram mobilizados para atendimento a vítimas e familiares. Esses profissionais realizaram 60 atendimentos e visitas domiciliares de saúde mental desde a última segunda-feira (28).


Por Lívia Nascimento – da Agência Saúde- Ascom/MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário