terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Estadão dá calote em seus leitores e mente sobre OMS

A MENTIRA:

Em matéria publicada no dia 02.02.2013, o Estadão acusa o Brasil de dar calote na seção responsável pela implantação das medidas previstas na Convenção-Quadro para Controle do Tabaco CQTC, na OMS (Organização Mundial da Saúde), dizendo que o governo deixou em segundo plano as ações de combate ao tabagismo e não enviou recursos para a entidade.

A matéria falta com a verdade, pois não há uma linha sequer dos dirigentes da OMS afirmando o descumprimento pelo governo brasileiro da Convenção da qual é signatário, cita apenas o nome do médico que está denunciando tal fato.

A VERDADE:

O Ministério da Saúde esclarece que o governo federal tem honrado rigorosamente seus compromissos de cooperação com a Organização Mundial de Saúde (OMS) para o combate ao consumo de tabaco.

Desde que a Convenção Quadro para o Controle do Tabaco (CQTC), primeiro tratado internacional focado no tema e feito pela OMS, entrou em vigor, o governo federal empenha, a cada dois anos, recursos financeiros à entidade e em valores de acordo com estabelecido pelo órgão internacional.

O Ministério da Saúde considera a luta contra o tabaco como um problema de saúde pública e sua atuação frente ao tabagismo tem reconhecimento internacional. O empenho se reflete na constate queda do número de fumantes no Brasil. De acordo com a pesquisa Vigitel 2011, do Ministério da Saúde, o percentual de fumantes no país passou de 16,2% para 14,8% entre 2006 e 2011. A frequência é menos da metade do índice de 1989, quando a Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (PNSN), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou 34,8% de fumantes na população.


A acusação do Estadão é no mínimo irresponsável no meu entender , pois, nas minhas andanças pelo Brasil e pelo mundo, observo que em todos os lugares por onde tenho passado no Brasil, os rigores para fumantes tem funcionado e fica cada vez mais restrito os lugares onde esses podem alimentar seus hábitos, só falta agora a proibição de fumar na rua, pois em lugares fechados e onde jovens tem acesso, está proibido.

Bem diferente é o que vejo na Europa, principalmente na França e Espanha, onde pode-se fumar em quaisquer bares à vontade, sendo que no segundo país há uma taxa cobrada pelos estabelecimentos para a utilização do espaço para tanto.

Já nos aeroportos dois dois países e de outros tantos, há grandes espaços, conhecidos pelos brasileiros por fumódromo, onde qualquer um pode curtir seu hábito de fumar à vontade, bem diferente do Brasil, onde não há essa liberdade para os tabagistas.

Fiquei a pensar quando li a matéria:
O Brasil e a Europa ficam em planetas diferentes?
Quem deu calote em quem?
Fica claro que o jornal com sua matéria irresponsável é quem deu o calote em seus leitores.

Link da matéria


http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,medicos-acusam-o-governo-federal-de-nao-agir-para-restringir-o-tabagismo-,992078,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário