segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

MS determina medidas para acabar com filas de pacientes em filas de espera para cirurgia.

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) fará, de segunda a quarta-feira da próxima semana, um mutirão para a realização de cem cirurgias de quadril. A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas determinadas pelo Ministério da Saúde para ampliar a capacidade de atendimento do Into e reduzir o tempo de espera por cirurgias ortopédicas no Rio. O mutirão faz parte de uma série de medidas que estão sendo adotadas para acabar com a fila de pacientes à espera de cirurgia.

Segundo o chefe do Centro de Cirurgia de Quadril, o ortopedista Marco Bernardo Cury, a artrose é a principal doença que afeta o quadril e impede que o paciente mantenha sua atividade de rotina. De acordo com ele, essa doença é de grande incidência na população e limita a vida do paciente por causa da dor e devido à diminuição do movimento da perna e do encurtamento do membro afetado.

Ao ano, 800 cirurgias de quadril
O Into realiza, de acordo com a direção da unidade, cerca de 800 cirurgias de quadril por ano, sendo a maioria de artroplastia primária total, procedimento em que uma prótese é colocada para substituir a articulação desgastada por doenças como artrose, artrite e problemas circulatórios na cabeça do fêmur, entre outras.

Segundo o médico, essa cirurgia é de maior sucesso na ortopedia porque melhora a dor e restaura o movimento da perna, permitindo que o paciente retorne às suas atividades diárias.

Esse é o primeiro mutirão de quadril realizado na nova sede do Into após o fim do período de adaptação das novas instalações. A previsão é que outros mutirões possam agilizar as cirurgias e reduzir a fila de espera. A equipe do quadril participa ainda, anualmente, dos mutirões de ortopedia do Projeto Suporte, promovido pelo Into para atender pacientes em outros estados.

Em paralelo ao mutirão de cirurgias, será realizada ainda uma campanha interna de doação de sangue: “Eu dou o meu sangue pelo Into”. Um posto de coleta móvel do Hemorio ficará instalado no hall do segundo pavimento do hospital até a próxima quinta-feira, das 10h às 15h, para que os profissionais do instituto, além de visitantes e familiares dos pacientes, possam colaborar e fazer a doação.


Celia Costa - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário