sábado, 1 de junho de 2013

DENÚNCIA DO "PROFISSÃO REPORTER" MOSTRA A FALTA DE COMPROMISSO DOS GOVERNOS TUCANOS COM A SAÚDE


Quem assistiu ao "Profissão Repórter" do dia 28/05/2013 se deparou com as denúncias da falta de leitos em UTIs dizendo que isso afeta a vida dos brasileiros de forma dramática.

E afeta mesmo. Então me debrucei sobre a matéria para ver de que estados partiam as denúncias. Não me surpreendi que as situações mais dramáticas são oriundos de Alagoas, Pará e Paraná.

Esses estados estão com a situação tão caótica, que os pacientes que precisam de atendimento de alta complexidade, dificilmente conseguirão vagas, pois estão muito abaixo do número aconselhado pela OMS.

E o que mais me chamou atenção é que esses casos mais emblemáticos tem uma coisa em comum. São hospitais estaduais e os governadores são todos do PSDB.

Isso me levou a refletir sobre que programa de governo tem os tucanos. Já busquei em toda a blogosfera para ver se achava uma agenda mínima de programa e não há nada. Então o que falta à eles é projeto.

Que saúde os tucanos querem para a população mais carente? Até agora não vi nada nesse sentido nos programas do PSDB veiculados em rádio e TV. 

O que fazem os gestores de saúde desses governos tucanos? A meu ver, nada!!!

Não tem um projeto definido, não tem planejamento estratégico governamental a curto, médio e longo prazo.

Se não tem o básico que é o planejamento, como é que vão ter uma agenda mínima para a saúde?

Seria bom que os tucanos governassem mais para a população de seus estados e se preocupasse menos em fazer oposição, deixando de enviar projetos solicitando mais leitos em UTIs para que minimizem a situação dos pacientes que necessitam de atendimento de alto grau de complexidade, dando a eles o direito de ter um local adequado para os procedimentos necessários a cada caso.

Não me espanta em nada ver esses demagogos que só sabem fazer uma oposição meia boca, através de denuncismos sem fundamento, sem uma proposta decente de saúde para a população mais carente, criare um clima tal, que afeta diretamente a população de todos os estados que eles governam.

Eles deviam se preocupar menos em criticar as políticas econômicas do governo federal e mais com a saúde daqueles que lhes confiaram mandato de governador. Deveriam ser os primeiros a atender a solicitação que sempre vejo o Ministro Alexandre Padilha dizer em entrevistas que é a necessidade de que governos estaduais e municípios façam as parcerias necessárias para que as políticas públicas de saúde deem certo.

Não há como o Ministério da Saúde querer resolver a situação da saúde no Brasil de uma forma séria, com vários projetos em pauta, sem que haja comprometimento dos estados e municípios em implantá-los.

Fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário