terça-feira, 28 de maio de 2013

INAUGURADA EMERGÊNCIA PROVISÓRIA DO GETULINHO EM NITERÓI, PRONTA, UNIIDADE SERÁ REFERÊNCIA

Setor, que substituiu o Hospital de Campanha, prestará atendimento a crianças durante a construção de unidade materno-intantil. Depois de pronta, unidade será referência

Foi inaugurada, na manhã de segunda-feira, a nova emergência provisória do Hospital Getúlio Vargas Filho (Getulinho), localizado no Fonseca, Zona Norte da cidade. A unidade substitui o Hospital de Campanha, que foi instalado no início do ano, quando a emergência foi reaberta após ficar mais de um ano fechada.

Atualmente, a emergência do Getulinho passa por obras, orçadas em R$ 10 milhões, fruto da parceria entre a Prefeitura de Niterói e oMinistério da Saúde. A partir de junho, as instalações começarão a ser demolidas e, ali, será construída, além de uma nova emergência, um moderno hospital materno-infantil que será referência no País.

Enquanto isso, o atendimento acontece na emergência provisória, que conta com dez leitos de observação, sendo quatro de UTI.


Além do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, estiveram no local o secretário municipal de Saúde, Chico D'Angelo e o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, para fazer a cerimônia de abertura. O prefeito falou sobre a importância da nova instalação. "Essa grande união do governo do estado, do governo federal e Prefeitura, vai devolver a Niterói uma rede de saúde de excelência. Pegamos a rede de saúde destruída, caótica. Não é à toa que decretamos estado de emergência, que está vigente. Nós herdamos um quadro de completa desorganização na rede, falta de insumos, de equipamentos, de medicamentos e recursos humanos. Saímos do caos", declarou.

O secretário estadual Sérgio Cortês falou sobre a preocupação do governo e da Prefeitura com a tentativa de fechamento de serviços da unidade de saúde de Niterói. "O governo Rodrigo Neves não admite fechar serviços. Não é um governo omisso, está preocupado que a população seja atendida 24 horas por dia nos sete dias da semana. Foi desta maneira que conseguiu reabrir a emergência do Getulinho e agora inaugurar essa unidade provisória, mais humanizada e com atendimento de qualidade. Com certeza, teremos um dos hospitais infantis mais modernos, equipados e de melhor atendimento do nosso Estado", desabafa.


Quadro profissional mais qualificado, garante diretora- Em termos de infraestrutura, o secretário municipal Chico D'Ângelo explicou a substituição do Hospital de Campanha, que atendeu 25 mil crianças em quatro meses e meio. "O Hospital de Campanha tinha um padrão muito bom, mas precisávamos de um local de mais conforto, com durabilidade maior. E agora o governo estadual poderá deslocar o Hospital de Campanha para outras regiões", ressaltou.



De acordo com a diretora do Getulinho, a pediatra Maria Lucia Nicolau Pinto, serão realizados todos os serviços de urgência na nova unidade. Ela contou que houve aumento do efetivo e qualificação dos profissionais.


Fonte: O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário