sábado, 13 de julho de 2013

A GRITARIA DOS MÉDICOS BRASILEIROS CONTRA A VINDA DE ESTRANGEIROS É QUE VENEZUELANOS E CUBANOS DERAM UM SHOW NO REVALIDA


Cerca de 3 mil estudantes de medicina de instituições brasileiras públicas e privadas vão participar do Revalida, informou o Jornal Nacional (assista ao vídeo ao lado). O exame é exigido para quem fez o curso fora do Brasil poder atuar no país. Porém, o teste, que deve ser aplicado em agosto, não será obrigatório.
A decisão do governo de aplicar o Revalida também para uma amostra de alunos formados no Brasil foi antecipada pelo G1em reportagem publicada na manhã desta sexta-feira (12). De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), uma edição do exame será aplicada para uma amostra de estudantes do sexto (e último) ano de cursos de medicina no Brasil e funcionará como um "pré-teste".
Os estudantes vão responder a 110 questões objetivas e cinco discursivas nas áreas de cirurgia, medicina de família e comunidade, pediatria, ginecologia e obstetrícia, e clínica médica. Em seguida, farão uma prova prática sobre habilidades clínicas.

Os novos médicos que serão contratados pelo programa anunciado pelo governo federal no dia 8 de julho, o "Mais Médicos", estarão dispensados do exame. Eles terão uma autorização temporária de três anos para exercer a medicina sem ter que validar o diploma no Brasil.
Como o índice de reprovação do Revalida é muito alto, a intenção do governo é aplicar as provas para os alunos brasileiros que estudam no país para testar habilidades e competências.

Entenda o Revalida
O Revalida é um exame nacional criado pelo Ministério de Educação que representa a porta de entrada tanto para estrangeiros quanto brasileiros que se formaram no exterior exercerem a medicina no Brasil. Ele é uma exigência para que o diploma seja válido no país.

Pelo exame, enquanto o médico não for aprovado e não obtiver a revalidação do diploma pelas instituições do ensino público, ele fica impedido de atuar no país. Se um médico for reprovado no Revalida, ele pode se inscrever para fazer o exame do ano seguinte.

Em 2012, 884 pessoas de várias partes do mundo se inscreveram para o Revalida, e apenas 77 (menos de 9%) conseguiram a aprovação no exame.

O Brasil respondeu pela grande maioria dos inscritos (560), mas apenas 7% dos candidatos foram aprovados. O país ficou na sexta colocação no ranking de índices de aprovação. Os países que obtiveram o maior êxito neste quesito foram Venezuela (27%) e Cuba (25%), apesar de o número absoluto de inscritos ter sido pequeno. Nenhum candidato com nacionalidade de países da Ásia, África ou América do Norte conseguiu passar na prova do MEC.

Um comentário:

  1. Não consigo enxergar a gritária dos médicos como justa... Melhores condições de trabalho eu tb acho que os médicos tem que ter, mas não há médicos suficientes pra atender todo mundo... até nos planos de saude, a gente tem que esperar muitas vezes, mais de 1 mes por uma consulta... Eles não querem ir aos rincões de pobreza nem por pequenas fortunas mensais. A impresão que dá é que eles são mesquinhos e egoístas, não se prontificam a dar atendimento médico pra quem tem que que rodar mais de 100 km. pra ser atendido... Mais amor pelo próximo é indicado.

    ResponderExcluir